quarta-feira, 7 de julho de 2010

Turismo


ILHÉU DE COROA VERMELHA - Localizado na Baía Cabrália, local onde Cabral desembarcou com sua armada, tomou posse da nova terra e ordenou a celebração da PRIMEIRA MISSA NO BRASIL, dista 07 Km do centro da sede da cidade.

RIO MUTARÍ - Rio que deságua próximo ao Ilhéu de Coroa Vermelha, onde Cabral abasteceu sua esquadra com lenha e água potável. Próximo à sua foz, no dia 01 de maio de 1500, num altar, ao pé de uma cruz foi celebrada a SEGUNDA MISSA NO BRASIL.

CIDADE HISTÓRICA - Localizada na parte alta da sede da cidade, onde se encontra o acervo arquitetônico do século XVII, tombado em 29 de janeiro de 1981 como PATRIMÔNIO HISTÓRICO, CULTURAL E PAISAGÍSTICO.

RIO JOÃO DE TIBA - Rio que banha grande parte da cidade. No passado, rio Sernambetiba, tendo seu nome mudado para "João de Tiba" em homenagem ao primeiro habitante a residir próximo às suas margens. O português João de Tiba instalou-se ali em meados do século XVI e conseguiu manter um bom relacionamento com os indígenas.

ILHA PARAÍSO - Banhada pelo rio João de Tiba e pelo Oceano Atlântico, sua concessão permanece há aproximadamente 50 anos com a mesma família. A Ilha propicía à seus visitantes a beleza de seus manguezais, praias, coqueirais e momentos inesquecíveis de lazer. Além da pesca, banhos de rio, mar e caminhadas ecológicas, pode-se ainda saborear uma variedade de mais de 45 tipos de deliciosos doces caseiros preparados por "Dona Ivone" matriarca da família.

COROA ALTA - Recifes localizados no litoral norte de Santa Cruz Cabrália, próximo a Santo André. Na maré baixa formam-se ali várias piscinas naturais onde podem ser vistas variadas espécies de peixes e crustáceos. Ideal para banhos, pesca submarina, mergulho e passeios náuticos. O passeio é feito através de escunas que partem do porto de Santa Cruz Cabrália. A duração da viagem é em média de 50 minutos.

ARARIPE - Recifes localizados no litoral norte de Santa Cruz Cabrália, próximo a Santo Antônio. Local propício à prática de mergulho.
SANTA CRUZ CABRÁLIA possui ainda 35 quilômetros de praias belíssimas, algumas até semi - desertas, cercadas pelo verde dos remanescentes de Mata Atlântica e o esplendor do azul do.




--------------------------------------------------------------------------------


ORLA NORTE
Nesta região, da margem esquerda do rio João de Tiba até à foz do rio Jequitinhonha, está localizada a APA Santo Antônio - Área de Proteção Ambiental que apresenta condições especiais para o Ecoturismo, Turismo Rural, Agroturismo e Turismo para a Melhor Idade. Aprovada pelo Governo Estadual e CEPRAM é Gerenciada e Fiscalizada por órgãos como o IBAMA, CRA, CODETUR em parceria com a Administração do município, Secretaria de Cultura, Turismo e Meio Ambiente, Secretaria de Planejamento e Obras, Associações de Moradores e Associações Ambientalistas como a ASCAE e FLORABRASIL.

PRAIA DE SANTO ANDRÉ

Localizada na APA Santo Antonio, no povoado de Santo André, é considerada segundo pesquisas realizadas pela revista Veja, uma das 13 mais belas e exóticas praias do Brasil. A natureza que a cerca é exuberante! Por estar à foz do Rio João de Tiba, a praia tem o privilégio de ser de água doce na vazante da maré e salgada na enchente. Pela mansidão das águas é propícia aos passeios náuticos.

PRAIA DE SANTO ANTÔNIO - Localizada na APA Santo Antônio, nas proximidades do povoado de mesmo nome, sua orla é margeada por extensos coqueirais. A vegetação ainda é composta por manguezais e remanescentes de Mata Atlântica que, em contraste com o encontro das águas do rio Santo Antônio e o mar, formam um cenário deslumbrante.

PRAIA DO GUAIÚ - Praia semi-deserta e de mar calmo. Localizada na APA Santo Antônio, nas proximidades do povoado de Guaiú, apresenta a riqueza do verde e dos coqueirais, sua tranqüilidade e a beleza do cenário formado pela Foz do rio Guaiú são um convite à liberdade.

ACESSO À ORLA NORTE: Atravessando-se o rio João de Tiba em balsa e seguindo-se pela rodovia BA - 001, chega - se às praias de Santo André (03 Km), Santo Antônio (11 Km) e Guaiú (17 Km).




--------------------------------------------------------------------------------


ORLA SUL
PRAIA DE COROA VERMELHA - Sua beleza foi descrita na carta de Pero Vaz de Caminha em 1500. Além dos atrativos históricos como a cruz símbolo da Primeira Missa celebrada no Brasil e a capela com a réplica de Nossa Senhora da Boa Esperança trazida por Cabral na ocasião do Descobrimento, a praia tem águas tranqüilas e ao longo da orla pode-se saborear comidas típicas, frutos do mar e conhecer o bonito e exótico artesanato dos índios PATAXÓ.

PRAIA DOS LENÇÓIS - Famosa por ser usada pela Marinha do Brasil em operações militares, possuí águas profundas e mar agitado, ideal para esportes náuticos e todo tipo de pesca.

PRAIA DE ARAKAKAÍ - Próxima ao centro da sede da cidade, suas ondas são ideais para os praticantes do surf , windsurf e outras modalidades esportivas do gênero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário